Clique para fechar

Voltar

ALIMENTAÇÃO NO INVERNO

A ALIMENTAÇÃO NO INVERNO

 

No inverno a temperatura é significantemente mais baixa. E habitamos uma região em que o inverno é mesmo rigoroso. A fome aumenta nesse período, como reação do corpo buscando mais energia para controlar e manter a temperatura corporal. Devido a isso, é comum o desejo por alimentos mais calóricos, como o chocolate quente etc.

Outro fato é o de que muitos buscam também na comida quente e mais calórica preencher alguma necessidade afetiva, que se intensifica nos dias cinzentos e frios do inverno.

Seja por necessidade física ou por carência emocional, o fato é que é preciso atentar para a qualidade e quantidade dos alimentos ingeridos. É bom não abusar, os excessos podem provocar doenças como hipertensão, obesidade e aumentar risco de problemas cardiovasculares.


O desejo de comer não está só na necessidade de repor energia, mas também nas nossas cabeças!

Para repor essa energia o nosso corpo “pede” comida já que é através dela que obtemos nossa primeira fonte de energia. Então nos lembramos que a energia rápida vem dos carboidratos como massas, pão, bolo, torrada, arroz, e também dos doces. No inverno sentimos vontade de tomar algo quente para aquecer o corpo como um chá, mas logo na nossa cabeça vem a nossa cultura de tomar chá com torrada ou bolacha, ou mesmo uma boa sopa com pão. Porém, se no inverno você não controlar a quantidade de alimentos calóricos e petiscos, o corpo não conseguirá deixar a balança (quanto comemos e quanto gastamos) equilibrada, pois esse gasto de energia a mais do corpo para controlar e manter a temperatura corporal é mínimo perto da quantidade de calorias que acabamos ingerindo.  

Comer para ficar quentinho e protegido de gripes e resfriados

Uma boa pedida para se aquecer no inverno é ingerir alimentos mais quentes e picantes. São medidas simples, como, por exemplo, trocar as saladas frias por preparações refogadas, grelhadas ou assadas e abusar de temperos como coentro, cominho, pimentas, gengibre, cebola e canela (para aqueles que não apresentarem sensibilidade a estes temperos, é claro), todos com propriedades termogênicas, ou seja, capazes de aquecer nosso organismo e aumentar o gasto calórico durante a refeição.

E como o inverno é uma época em que as pessoas estão mais suscetíveis a gripes e resfriados, é interessante, também, aumentar o consumo de alimentos que fortalecem o sistema imunológico, como as frutas cítricas, o alho e os cogumelos. Outra boa idéia é tomar bebidas quentes, como chá de ervas ou leite desnatado com cacau e canela, que aquecem e são nutritivas e saborosas.

 A atividade física aumenta o metabolismo e nos deixa mais dispostos para enfrentar os dias com temperaturas mais baixas. A alimentação balanceada e os exercícios sempre devem fazer parte da nossa rotina, pois está mais do que comprovado que a união de ambos é a fonte da juventude e da saúde.

 

Sugestões da CIENCIA&VIDA para evitar o ganho de peso no inverno e também para manter o organismo protegido de gripes e resfriados:

 

Composto Natural Emagrecedor com Pholia magra

Apresentação com 60 doses.

Diminui o apetite, acelera o metabolismo, aumenta a queima de gorduras principalmente na região abdominal e reduz medidas. Impede a absorção e metabolismo dos carboidratos. Efeito termogênico, digestivo, diurético e desintoxicante.

 

Cápsulas de Acerola (extrato seco) 400mg

Apresentação com 30 cápsulas.

Ricoem vitamina Cfortalece o sistema imunológico prevenindo contra gripes e resfriados. Indicado como antioxidante no combate ao estresse, fadiga e envelhecimento precoce da pele. Pode ser utilizado por gestantes como suplemento vitamínico.

 

Cápsulas de Óleo de Alho 250mg

Apresentação com 50 cápsulas.

Apresenta ação antiséptica, antiinflamatória, antimicrobiana, antigripal, expectorante e antiasmática. Previne doenças cardíacas, devido atividade anti-hipertensiva, antitrombótica e hipolipemiante. Ação antioxidante e fortalecedora do sistema imunológico.

 

 

Dúvidas ou para mais informações, fale com nossas farmacêuticas.


by SAMUCA